A isto se chama destino: estar em face do mundo, eternamente em face (Rilke)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A caminhada ou O homem sem passado


Trilha sem começo

Romance de viagem do jornalista mineiro radicado em Curitiba, Roberto Nicolato, conta a história de um homem em busca do passado e de sua  identidade.

Livro de estreia do jornalista e professor Roberto Nicolato, o romance “A caminhada ou O homem sem passado” (Editora Blanche) conta a história de Júlio Saboia, um professor que vai em busca de sua própria identidade, numa viagem pelos locais sagrados da Bolívia e do Peru, entre eles o sítio arqueológico de Tiahuanaco e Machu Picchu. A aventura começa quando o protagonista deixa a cidade onde mora, completamente sem memória, levando na mochila apenas as passagens e um mapa com o trajeto que será percorrido. Já na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, é recepcionado por Glória, uma boliviana católica que  lhe servirá como seu anjo da guarda.
Posteriormente em solo boliviano, encontra-se com Lídia e Daniel. Lídia é um mulher misteriosa,  que carrega uma paixão obssessiva por Júlio e que, ao longo do trajeto, será um elo importante do protagonista para com o seu passado. Ela leva consigo cartas, fotografias e objetos pessoais da infância e da adolescência de Júlio e os oferece, aos poucos, principalmente durante seus sonhos e devaneios. E assim, o protagonista ao mesmo tempo em que avança nessa viagem pela geografia dos lugares sagrados dos Andes e resgata a sua história de vida , também torna-se refém dos desejos de Lídia.
         Júlio, por sua vez, também conhece o estudante de arqueologia Daniel no chamado trem da morte,  ainda no início da viagem, em Porto Quijaro, na Bolívia. Será seu amigo inseparável e que, despretensiosamente, livra o protagonista de algumas armadilhas executadas pela obssesiva Lídia, além de levá-lo a participar de alguns rituais da cultura inca, na companhia do guia boliviano Juan.
Tendo como pano de fundo a cultura e os rituais dos incas e aymarás, as trilhas da mítíca e sofrida América Latina, o romance de viagem “A caminhada ou O homem sem passado” remete o leitor a algumas reflexões, como o sentimento e o sentido de se viver numa constante despedida, uma característica que é intrínseca à própria condição humana; os limites da fronteira entre a realidade e o sonho e até que ponto a memória é um retrato da realidade ou construção do que realmente se sucedera.
Utilizando-se da intertextualidade e de uma narrativa em primeira pessoa e que alterna diferentes espaços-temporais, marcados pelo uso do flashback e de elipse, a obra “A caminhada ou O homem sem passado” é ainda um libelo à busca da liberdade,  do  autoconhecimento e do sublime.

--------------------------------------------------------------------------------------
Livro disponível nas Livrarias Curitiba (www.livrariascuritiba.com.br)
Curitiba (PR) ou diretamente com o autor pelo e-mail nicolato77@gmail.com.

Nenhum comentário: